Irá ter inicio em Março do corrente ano, a 1ª Pós Graduação em Enfermagem Pré Hospitalar. A proposta de criação desta pós graduação, torna-se premente para atender às necessidades dos enfermeiros, para actuarem nesta área tão específica, com competências dentro de uma praxis mais criativa, reflexiva, com competência técnica, humana e conceptual.
Esta nova praxis, sem dúvida, é o caminho que levará a enfermagem a alcançar os seus objectivos: cuidar o paciente no ambiente pré hospitalar, com a qualidade que lhe é de direito, isento de riscos ou falhas humanas, e com plena capacidade não só para sobreviver, mas para viver com qualidade
O enfermeiro que exerce actividade no pré hospitalar, deve ser um profissional habilitado e credenciado para integrar a equipa médica de emergência. Além da intervenção conservadora no atendimento da vítima, é habilitado a realizar procedimentos, sob prescrição médica, na vítima de trauma de trauma e de outras emergências médicas, dentro do âmbito da sua qualificação profissional.
O enfermeiro deve ser por isso, um profissional de nível superior, habilitado para acções de enfermagem no atendimento pré hospitalar aos doentes, e ás acções administrativas e operacionais do sistema de emergência, inclusive na realização de formação para capacitação dos profissionais do sistema de emergência, bem como com as acções de supervisão e educação dos mesmos.
sábado, 31 de janeiro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)