quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pós-Graduação em Intervenção Humanitária e Catástrofe

Enquadramento

O desenvolvimento tecnológico teve como consequência o surgimento de catástrofes relacionadas com o comportamento humano que só no século XX, vitimaram mais de 200.000 milhões de pessoas.

É neste contexto que surge a medicina de catástrofe, procurando dar resposta e solucionar os grandes acidentes que afectam a sociedade. A medicina de catástrofe é um novo ramo de medicina, surgindo da conclusão de que a medicina de catástrofe não tem as mesmas características da medicina de urgência, nomeadamente a nível ético e na forma de actuar. Esta pós-graduação procura assim dar competências para os intervenientes, solucionarem situações complexas de catástrofe.

Segundo Romero Bandeira "A Medicina de Catástrofe traduz-se por um tipo de exercício da Medicina, integrada com Socorros Polivalentes com o seu componente sanitário em particular avançado, numa acção sectorial e local, tendo por finalidade aí prestar os cuidados médicos de urgência, estabilizar os doentes e medicalizar a evacuação, acompanhando-os no seu posterior transporte até ao Hospital.

Paralelamente é uma medicina de massas, com implicações logísticas e que deve ter em conta factores e imperativos extra-médicos, sem nunca se demitir das suas finalidades.

Pretende-se com esta Pós-Graduação

Capacitar os enfermeiros para desempenharem as suas actividades profissionais em situações de excepção.
Discutir o papel do profissional de saúde e estratégias de actuação com vista à consolidação da política nacional.
Capacitar os enfermeiros para o processo de gestão de situações de crise.
Conhecer os elementos conceptuais relacionados com a medicina de catástrofe.
Actuar de acordo com a legislação aplicável.
Aplicar e gerir os conhecimentos e as técnicas, em cuidados o mais adequados possível.
Incorporar o pensamento crítico e as técnicas de resolução de problemas em situações de catástrofe.
Ajuizar e tomar decisões fundamentadas.
Conhecer o ciclo dos desastres e a sua incidência na sociedade.
Adquirir conhecimentos sobre os princípios gerais da assistência a múltiplas vítimas.


Duração

O Curso tem a duração de 1 ano, 330 horas, sendo que 280 horas são teóricas e 50 horas são práticas (Ensino Clínico). Haverá interrupções lectivas nos seguintes períodos: Carnaval, Páscoa, Verão, Natal e Passagem de Ano.

Período de funcionamento

Quinzenalmente às Sextas-feiras e Sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

Início previsto do próximo curso: 22 de Janeiro de 2010.

Candidaturas: 29 de Novembro a 23 de Dezembro de 2009.

Afixação de resultados: 8 de Janeiro de 2010.

Matrículas: 11 a 15 de Janeiro de 2010.

Pós-Graduação em Enfermagem Pré-Hospitalar

Enquadramento

Este Curso de pós-graduação, é prioritário por ser premente atender às necessidades sentidas pelos enfermeiros, que actuam numa área tão específica e delicada para o bem-estar e sobrevivência dos cidadãos.
De facto, os contextos da prática em emergência, são evidentemente mutáveis, na medida em que os factores que os proporcionam, se encontram eles próprios em permanente alteração.
Num tempo em que, de novo, emergem algumas concepções biocêntricas do Cuidado, é adequado reafirmar que a competência técnica não é uma meta, mas um meio para um Cuidado Global. Para a sua consideração, o enfermeiro é, sem qualquer objecção conceptual honesta, um profissional estruturalmente bem preparado.

Pretende-se com esta Pós-Graduação:

Capacitar os Enfermeiros para que desempenhem as suas actividades profissionais em unidades de emergência hospitalar e pré-hospitalar, através de acções de abordagem colectiva e de abordagem clínica individual.
Discutir o papel dos profissionais de saúde, bem como as estratégias de actuação, com vista à consolidação da política nacional em matéria de emergência de saúde.
Capacitar os enfermeiros para o processo de gestão de unidades de emergência hospitalar e pré-hospitalar.
Capacitar os enfermeiros, sob o ponto de vista clínico, para a prestação de cuidados de enfermagem, à pessoa em qualquer fase do seu ciclo de vida, mediante uma abordagem integral das urgências e emergências.

Duração

O Curso tem a duração de 1 ano (320 horas). Haverá interrupções lectivas no Carnaval, Páscoa, Verão, Natal e Passagem de Ano.

Período de funcionamento

Quinzenalmente às Sextas-feiras e Sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.

Início previsto do próximo curso: 22 de Janeiro de 2010.

Candidaturas: 29 de Novembro a 23 de Dezembro de 2009.

Afixação de resultados: 8 de Janeiro de 2010.

Matrículas: 11 a 15 de Janeiro de 2010.