Relativamente ao papel do enfermeiro na área da emergência pré hospitalar, especificamente na VMER, podemos afirmar que na verdade é a mais recente das vertentes profissionais, assumidas pelos enfermeiros em Portugal. São por isso muitas vezes denominados por enfermeiros de rua. E assim colocam-se algumas questões?
o Será que se estará a criar uma nova tendência ou um novo perfil no papel do enfermeiro?
o Estará a profissão de enfermagem preparada para esta área?
o Será este um papel para os enfermeiros abarcarem?
o Quais são as competências que os enfermeiros devem ter?
o O futuro passará pela especialização dos enfermeiros em emergência pré hospitalar?
Estas são questões levantadas que estão sujeitas a vários discursos, já a várias décadas, quer a nível nacional como a nível internacional.
sábado, 19 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
As universidades precisam introduzir disciplinas como PHTLS, ACLS, BLS, TLSN, ou atendimento pré-hospitalar na grade curricular, pois é notável a falta de BASE para o profissional sem especialização, e para agravar a situação as especializações, via de regra, não oferecem prática suficiente para o aprendizado no APH, até pela restrição de campo de estágio.São práticas envolvendo situações indefinidas, em que primeiro Vida depois qualidade de vida...O enfermeiro precisa ter perfil, ter emocional e racional para tomar decisões importantes e atuar diretamente na assistência.
É muita paixão pelo que faz...E com certeza todos os colegas q estão inseridos neste cenário, fazem por amor e dedicação ao próximo, procurando sempre melhorar sua prática através de cursos e treinamentos.
Enviar um comentário