domingo, 2 de novembro de 2008

Acidente Viação – Que nos sugere a gravidade?

Intrusão no Habitáculo –

Toda a deformidade que exista no veículo e que se projecta para o interior do habitáculo dos ocupantes e que supere 30cm, é considerado um impacto de alta energia.

Deformidade do pára-brisas -

Os ossos faciais podem estar fracturados com deformidades de 15cm, no pára-brisas. Recordemos que a resistência dos ossos faciais é menor nas mulheres e nas idades entre os 70 e 80 anos.

Dano da estrutura interna do veiculo

Deformidade do volante, ou dano do tablier, indicam alta energia. A projecção de um condutor de 68 Kg, que viaja a 35 Km/H, pressupõe que se encontra perante uma força de 5250 Kg.

Activação de sistemas de protecção no habitáculo do veiculo –

Os airbags activam-se com impactos iguais ou superiores a 30 Km/H. O cinto de segurança suporta entre 20 a 50 vezes o peso do organismo.

Colisão Frontal –

A soma das velocidades de ambos veículos no caso de uma colisão frontal, indica-nos a velocidade a que o dano se produz, uma soma superior a 30 KM/H é indicador de gravidade.

Passageiros projectados do veiculo

Os passageiros projectados do veículo, tem 6 vezes mais probabilidades de morrer que aqueles que não foram projectados.

Atropelamento –

Todo o doente pediátrico deve ser considerado como politraumatizado.

Elementos de segurança passiva –

São elementos de segurança passiva: a carroçaria (barras de reforço e protecção lateral); os cintos; os encostos de cabeça; os airbags; a coluna direcção deformável; assentos anatómicos; assentos integrados para crianças e o sistema de prevenção de incêndios.
Os veículos antigos não contam com estes elementos, portanto, o doente absorve maior quantidade de energia.

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