domingo, 2 de novembro de 2008

ACTUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE RISCO NUCLEAR,

A abordagem do local onde exista suspeita de risco de NBQ, em primeiro lugar deverá seguir as instruções da Central de Comunicações e em seguida assumir medidas de segurança e auto protecção para evitar situações adversas.Perante a existência ou suspeita de um sinistro de risco de NBQ, as unidades serão informadas pela central de comunicações. Quando as equipas chegarem à proximidade do local devem ser tomadas as seguintes medidas:

1. Auto protecção –

O fundamental é evitar qualquer contacto com a substância supostamente contaminante. É imprescindível tomar medidas como fechar as janelas dos veículos, assim como cortar a ventilação e o ar condicionado. É necessário afastar-se ou manter-se afastado da zona e contra a direcção do vento, deve-se encontrar um lugar seguro, livre de contaminação. Deve-se comunicar à central para que esta possa indicar às restantes equipas qual o lugar, para onde se devem dirigir.

2. Informação –

Comunicar à central todos os dados, sobre o sinistro, entre eles:

« Código de perigo (se conhecido)
« Identificação da substância
« Lugar exacto do impacto
« Lugar exacto da equipa
« Acessos mais seguros
« Riscos inerentes
« Estimativa de vítimas

3. Espera –

Antes de entrar na zona de risco é essencial esperar pela equipa de detecção. Há que tentar evitar na medida do possível que as pessoas que estão na zona contaminada, abandonem o local.

Papel da central de comunicações e do Posto de Comando:

Central de Comunicações - Encarrega-se de avisar o posto de comando e as equipas, para estarem preparadas, indicando o ponto de espera, das ambulâncias e o local mais seguro.
Também é da responsabilidade da central, activar e operacionalizar um 2º canal de emergência para a comunicação entre os efectivos de serviço. Alertar os hospitais da chegada das vítimas, bem como informar as equipas dos efeitos e tratamento do agente implicado.

Sem comentários: